top of page

Gostavas de otimizar a tua saúde com uma boa alimentação ?

Estas são 10 dicas sobre a Dieta Anti-Inflamatória que te podem ajudar a viver melhor.





A Alimentação não é o único pilar fundamental na nossa saúde mas sem dúvida que juntamente com uma boa qualidade de Sono e Descanso, a prática regular de Exercício Físico , o Amor que sentimos na forma como vivemos a nossa vida, por nós e nas nossas relações e o encontrar um Propósito de vida, tem um grande contributo para a uma boa saúde e bem estar.

A Dieta Anti-Inflamatória também conhecida como a Dieta Mediterrânea, é um tema que tem ganho cada vez mais ênfase na área da Medicina Integrativa.

E isto deve-se, simplesmente, a toda a evidência científica que surge no sentido de cada vez mais comprovar os benefícios desta dieta não só na otimização de saúde em pessoas com doenças cardíacas, asma, artrite, doenças autoimunes, alzheimer e até mesmo certos cancros como também pode ser benéfica para qualquer outra pessoa que seja saudável e deseje melhorar ainda mais a sua saúde.


10 Dicas que te podem ser úteis sobre a Dieta Anti-Inflamatória

1. Consume Gorduras saudáveis

-O uso de óleos vegetais (gordura monoinsaturada) como por exemplo o azeite extra virgem , orgânico e prensado a frio como principal gordura na confecção de alimentos tem significantes benefícios para a saúde.

-O consumo de peixes de águas frias (2-3 vezes por semana) é benéfico por serem ricos em ómega 3 terem propriedades anti-inflamatórios. Por exemplo: salmão selvagem, sardinhas e cavala.

- O consumo de plantas (gordura polinsaturada) também é benéfico por serem ricas em ómega 6 e com propriedades anti-inflamatórias. Por exemplo: óleo de sésamo, sementes linhaça, sementes de girassol, nozes, etc.


2. Elimina ácidos gordos trans

- as gorduras trans (ácidos gordos trans derivados de óleos vegetais hidrogenados) são tóxicas e inflamam o nosso corpo. Estas gorduras encontram-se nos produtos processados como as margarinas, manteigas, bolachas e fritos.

- As gorduras de origem animal e óleo de palma (gorduras saturadas) devem ser consumidas em quantidade reduzida. São exemplos disto a carne, os derivados de animal como as lacticínios, a carne processada e até mesmo o coco.


3. Reduz o consumo de carne e opta por fontes de proteína de origem vegetal

- As Carnes processadas devem ser eliminadas da tua dieta, estas aumentam o risco de cancro e mortalidade, são exemplos as salsichas, fiambres, etc.

- De ter em conta a preferência por carnes brancas e orgânicas ( frango , por exemplo). As carnes de origem não orgânica têm maior impacto ambiental e podem ser tóxicas pelo uso de hormonas, antibióticos e químicos utilizados pelos produtores).

- Opta por consumir mais leguminosas como os feijões, grão de bico, ervilhas, lentilhas.


4. Reduz o consumo de lacticínios

-A lactose e a caseína presente nestes produtos interferem com o sistema imunitário e em muitos casos desencadeia distúrbios gastrointestinais e agrava doenças autoimunes.


5. Aumenta o consumo de vegetais e fruta

- O seu consumo regular reduz respostas inflamatórias do corpo e ainda protege contra certas doenças (ex.: doença cardíaca e cancro).


6. Consome mais cereais integrais

- Cereais integrais reduzem a inflamação. Opta por integrar mais na tua dieta arroz integral, quinoa, millet, trigo sarraceno, amaranto,...


7. Elimina açúcares refinados e hidratos de carbono refinados

- O pão, comidas fast food, alimentos processados, snacks e a maioria de produtos com farinhas refinadas e adoçantes são rapidamente digeridas no nosso organismo, tem pouco valor nutricional e promovem inflamação.


8.Utiliza ervas aromáticas e especiarias

- Condimenta as tuas refeições com uma variedade de especiarias . O tumérico e o gengibre são exemplos de alimentos com grande poder anti-inflamatório. Combina com pimenta preta para melhorar a absorção do tumérico.


9. Dá preferência à variedade, frescura e prazer a partir do que comes.

-O equilíbrio é sem dúvida o segredo para uma vida balanceada. Sempre que puderes opta por alimentos orgânicos evitando assim o consumo de agroquímicos em que esses alimentos são produzidos.


10. Disfruta ocasionalmente de 1-2 quadrados de chocolate preto ( >75%)

- O cacau e os seus produtos derivados como o chocolate preto contêm nutrientes que são benéficos sobre o níveis de inflamação bem como são importantes para a saúde endócrina e cardiovascular.



Para aprofundares ainda mais o teu conhecimento sobre este tema, podes obter mais informação através da consulta da Pirâmide Alimentar (interactiva) da Dieta Anti-Inflamatória desenvolvida pelo Dr. Andrew Weil - Weil's Anti-Inflammatory Food Pyramid em https://www.drweil.com/diet-nutrition/anti-inflammatory-diet-pyramid/dr-weils-anti-inflammatory-food-pyramid/.




Comments


bottom of page