Desvendando o Mito da Medicina Integrativa: Separando Fato da Ficção
- Vânia Rodrigues
- 12 de jul. de 2023
- 2 min de leitura

"A Medicina Integrativa é contra a medicina convencional."
Infelizmente podes dar por ti a ler isto e a acreditar que a medicina integrativa e a medicina convencional funcionam de formas opostas e que uma é melhor ou pior que outra.
Nem sempre o uso da palavra "Medicina Integrativa" é usado tal como deveria ser e por isso deves ser cautelosa quando estás a ler sobre o assunto ou a procurar profissionais nesta área.
Medicina integrativa integra o melhor dos dois mundos e reconhece o valor da medicina convencional e as suas intervenções em conjunto com terapias complementares (ex.: nutrição, acupuntura, yoga, mindfulness, ervas medicinais, massagem, ...) que estão devidamente evidenciadas como eficazes e eficientes e por isso mesmo são seguras de serem implementadas na prática clínica.
Nenhuma é melhor que outra, elas se complementam e são igualmente importantes e valiosas para a nossa saúde e bem estar.
A medicina integrativa foca-se no cuidado individualizado e integral da pessoa a nivel físico, mental, emocional e espiritual, pois cada pessoa é um ser único. E , procura entendimento sobre a verdadeira causa raiz do problema e foca-se na promoção de saúde através de mudanças de estilo d vida, ao invés de se focar especificamente no tratamento de sintomas.
Se estás com um problema de saúde agudo (ex.: infeção, trauma,...), muito provavelmente a medicina convencional tem as opções para ti. Se estás com um problema de saúde crónico (ex.: endometriose, SOP,...), talvez uma abordagem integrativa (medicina convencional e terapias complementares evidenciadas) possa ajudar-te na gestão de sintomas, viveres em maior saúde e com maior qualidade de vida.
Tu tens um papel ativo na tua saúde e por isso mesmo, é importante que tenhas a informação do teu lado. Informação é poder para que possas tomar decisões informadas e sentires-te empoderada na tua saúde.
Sentes que esta informação sobre a Medicina Integrativa te foi útil? se sim, partilha como nos comentários abaixo...
Commentaires