top of page

Viver bem com Endometriose !


Quando comecei a minha jornada de desenvolvimento pessoal, comecei a questionar -me muito sobre o modo de cuidar.


Sentia que havia tanto mais que podia ser feito, como o prestar um cuidado mais individualizado, humanizado e centrado na pessoa de um modo integral.


Lembro-me de que um dos momentos de tomada de consciência foi quando um dia estava no bloco e dei por mim a pensar : “ como é possível haverem tantas mulheres novas a submeterem-se a uma histerectomia (remover útero) para “curar” endometriose sem serem educadas sobre estilo de vida e terapias complementares?


Mas será que todas as histerectomias são mesmo necessárias? Mas será que fazer mudanças de estilo de vida não seria bem menos invasivo e ajudaria a prevenir uma cirurgia?


Evidência diz-nos que a histerectomia é efectiva para tratar a dor crónica da endometriose mas também nos diz que não “cura” a endometriose.


Ou seja , não resolve a raiz do problema, pode sim ajudar a reduzir os sintomas da doença.


Foram casos como este que me levaram a ir mais além e a procurar as respostas para as quais não estava a ter até então.


Quando me inscrevi no curso de Diploma de Medicina Integrativa e tive a oportunidade de explorar a variedade de abordagens integrativas para casos como os da endometriose, aí percebi que é possível que estas mulheres consigam recuperar o seu brilho e vivam finalmente uma vida normal, e quem sabe até previnam cirurgias invasivas.


Se tu és uma dessas mulheres, desejo que pares de sofrer em silêncio ou tenhas vergonha de partilhar aquilo que és e expressares aquilo que sentes.


Acredita que é possível, que és capaz de viver bem e com qualidade de vida mesmo com diagnóstico de endometriose, mas isso depende muito de ti !


Cada vez mais a evidência científica nos comprova o impacto positivo de uma dieta anti-inflamatória; prática de exercício fisico, fisioterapia pélvica, psicoterapia e até mesmo algumas terapias complementares como a meditação, como ótimas abordagens para o tratamento de endometriose.


Escuta a sabedoria do teu corpo e toma decisões alinhadas contigo. Cuida de ti!

Em um post anterior partilhei contigo um bocadinho mais sobre a Sabedoria do Corpo Feminino:Útero . Vai dar uma espreitadela, clicando aqui!!


Se este post te foi útil , coloca 👍 nos comentários !


Com amor,

Vânia




ความคิดเห็น


bottom of page