Tu que tens uma doença, como tens vivido a tua saúde?
- Vânia Rodrigues
- 23 de mai. de 2020
- 4 min de leitura

Hoje em dia existem diversas doenças femininas, um exemplo disso é a endometriose, uma doença da sociedade moderna que segundo a endometriosis.org afeta cerca de 176 milhões de mulheres em todo o mundo. Se calhar tu que me estás a ler fazes parte deste número de mulheres.
Eu compreendo-te porque trabalho com mulheres com doenças como esta.
Se tu estás aqui, talvez estejas à procura de uma medicina integrativa. Ou seja, uma medicina com a visão do indivíduo como um todo, não apenas a nível físico mas também a nível mental, emocional, social e espiritual.
Para que desse modo possas viver com qualidade de vida e saúde mesmo tendo de viver com uma doença no feminino, uma vez que a medicina convencional nem sempre tem a cura para determinadas condições de saúde.
Existem doenças para a qual não existe uma cura física aos olhos da ciência, como é o caso da endometriose.
Entenda-se por cura física o “cortar o mal pela raiz” e eliminar os sintomas físicos de determinada condição física.
Quando te foi diagnosticado esta doença foi também te dado uma lista de comprimidos que tens de seguir. Por isso é que hoje eu quero partilhar contigo a minha visão integrativa onde o principal foco é a saúde, a cura e prevenção.
Mas afinal o que é a medicina integrativa ?
É um complemento à medicina tradicional proporcionando opções de tratamentos mais suaves ou até com menos efeitos adversos.
Por exemplo, no caso de uma doença como a endometriose na qual a medicina tradicional não tem a cura para ela.
Já consideraste as implicações de toma de tanta medicação para o resto da tua vida?
A medicina integrativa vem trazer-te variadas alternativas naturais de modo a proporcionar-te mais saúde na doença através do equilíbrio a nível físico, mental, emocional e espiritual.
Mas como é que isto se aplica concretamente na tua vida?
Vamos então agora descobrir o que podes melhorar na tua saúde para que possas viver melhor com uma doença recorrendo ao auxílio da Roda da Saúde desenvolvida pelo Duke Integrative Medicine.
De forma a adquirires uma maior consciência sobre as tuas necessidades atuais e com isto:
· Estabelecer mudanças;
· Criar um plano de saúde que te possa beneficiar agora e futuramente;
· Contribuir para uma maior saúde na tua vida.
Aqui apresento-te o modo como podes interpretar a Roda:
AMARELO: TU, o foco, o centro da Roda da Saúde, onde existe a consciência do bem estar físico, social e espiritual como chave de sucesso para a mudança positiva.
VERDE: AUTOCUIDADO, todas as áreas da tua vida que interferem com a tua saúde e bem-estar e refletem o teu estilo de vida, prioridades, motivação e hábitos. De acordo com estas áreas podes percepcionar o impacto que o teu estilo de vida tem na tua saúde e como podes melhorar essas áreas para reconstruir uma vida mais saudável.
AZUL: CUIDADO PROFISSIONAL, terapias na medicina integrativa que combinam terapia convencional e alternativa com base em evidência. Tendo como objetivo a promoção de saúde ou intervenção em determinadas condições que surgem. Isto engloba profissionais como médicos, enfermeiros, nutricionistas, coachs, acupunturistas, terapeutas, entre outros, que visam uma saúde integrativa.
Self-Care (Autocuidado)
Mind-Body Connection (Conexão Mente-Corpo):
- Conexão entre mente-corpo de modo a ativar a resposta automática de cura do corpo reduzindo assim os efeitos tóxicos do stress.
Exemplo: meditação, técnicas de respiração, visualização, etc.
Movement, Exercise, and Rest (Movimento, Exercício e Descanso):
- Exercício que promova uma boa saúde e proporcione bem-estar através da manutenção de peso corporal, tensão arterial, contribuindo para redução de lípidos na circulação sanguínea, aliviando stress e melhorando o humor e foco.
- Equilíbrio entre atividade física, descanso, sono e relaxamento restaurativo.
Nutrition (Nutrição):
- Nutrir o corpo com alimentos que reforcem o seu poder de cura natural através de hábitos alimentares saudáveis que encaixem no teu estilo de vida tal como recurso à suplementação, caso seja necessário.
Exemplo: está comprovado que uma dieta plant-based, sem glúten, sem caseína (laticínios) e sem alimentos processados contribui para a redução de inflamação no nosso corpo.
Spirituality (Espiritualidade):
- O teu sentido de propósito e significado da tua vida, que suporta todos os aspetos da tua saúde física e emocional.
- Conexão espiritual de acordo com aquilo que faça sentido para ti que te auxilie no processo de cura e que pode ajudar juntamente com a medicina convencional a ter um impacto positivo na tua vida. A espiritualidade está para mim muito relacionada com a tua própria fé e com aquilo que acreditas, seja uma religião ou apenas crença em algo superior.
Personal and Professional Development (Desenvolvimento Profissional e Pessoal):
- Reflexão sobre os objectivos que ambicionas a nível pessoal, de carreira e vida em modo geral e onde te encontras neste exato momento. Deste modo, podes sempre reforçar comportamentos que te promovam melhores escolhas de estilo de vida bem como apostar no teu desenvolvimento pessoal.
Exemplo: o vision board ou quadro de visualização/sonhos é uma ótima ferramenta para poderes estruturar os teus objetivos e desejos e conectares-te com aquilo que desejas manifestar na tua vida.
Physical Environment (Ambiente físico):
- Tudo o que te rodeia influencia a tua saúde em diversas formas. Um ambiente harmonioso, organizado e limpo em que te sintas acolhida e que te nutre irá inevitavelmente proporcionar-te mais sensação de bem-estar e relaxamento. Por sua vez, um ambiente barulhento, sujo e desorganizado causar-te-á mal estar, desconforto e irritação.
Relationships and Communication (Relações e Comunicação):
- O suporte de uma comunidade e relações saudáveis entre familiares, colegas de trabalho e amigos promove um maior bem-estar e mais saúde.
- Através do diálogo com comunicação efetiva e cooperação com os outros, ajudando-os e recebendo a sua ajuda sempre que necessário irá permitir-te a viver relações bem nutridas e estruturadas.
Exemplo: a participação em círculos de mulheres auxilia-te na jornada de autoconhecimento enquanto que crias uma rede de suporte alinhada com aquilo que tu és e que vai de encontro às tuas necessidades.
Uma vez que já compreendeste que qualquer doença que te foi diagnosticada seja uma doença no feminino como a endometriose ou outra qualquer, existe uma forma de seres vista como um todo numa medicina integrativa que te oferece alternativas que te promovam bem estar e qualidade de vida.
Agora já consegues perceber as áreas que precisas de desenvolver na tua vida para que consigas viver em saúde no processo de doença.
Quais são as áreas que neste momento requerem mais atenção na tua vida?
Partilha comigo nos comentários!
Permite-te Ser!
Comments