Sabedoria do Corpo Feminino: ÚTERO
- Vânia Rodrigues
- 29 de jun. de 2020
- 4 min de leitura

Será que o útero apenas tem função de gerar e criar um bebé?
Segundo aquilo que é evidência científica sabe-se que o útero é um orgão sexual feminino, muscular em forma de pêra localizado no centro inferior da pélvis e que se liga através do colo do útero à vagina. Este mede aproximadamente 7.5 cm e pesa cerca de 30-40gramas cuja função é de acomodar uma nova vida.
É muito valorizado pela medicina por acolher e gerar uma nova vida, contudo, após a mulher dar à luz os seus filhos, este acaba por muitas vezes ser desvalorizado. Pois, afinal já fez a função que tinha a fazer.
E o exemplo disso são as histerectomias (remoção cirúrgica do útero) que muitas mulheres são submetidas em teor de “tratar” muitas disfunções ginecológicas benignas do útero (o caso dos fibromiomas por causarem períodos abundantes durante meses) e que no final podem ter resultados devastadores uma vez que a mulher pode não estar preparada para tal.
Já perdi a conta ao número de mulheres que partilham comigo a frustração de viverem constantemente com períodos abundantes e irregulares não tendo qualquer qualidade de vida e por isso mesmo recorrem à remoção cirúrgica do útero para acabar com este “problema” não tendo sido informadas de alternativas à cirurgia.
Talvez tu que também sofres de algum desequilíbrio deste género tens dias em que te apetece fazer o mesmo, acabar com o “problema”.
Agora peço-te que reflitas um pouco sobre isto:
· Será que “acabar com o problema” é mesmo solucionar qualquer disfunção que possas ter no teu útero?
· Será que o útero é apenas um órgão sexual feminino?
Como já partilhei contigo, somos muito mais que um corpo físico. Tudo é energia e nós somos nada mais nada menos que um corpo físico, mental, emocional, espiritual e energético.
E, por esta razão, mesmo que removas o teu útero, acabaste com os sintomas de um problema mas não trataste a causa e origem do problema, até porque energeticamente o teu útero continua lá.
O teu útero é muito mais que um órgão, é uma parte tua, e uma vez removido, poderás sentir que já não conheces o teu corpo como antes e, por isso, é importante estares consciente da tua escolha para que te sintas bem fisicamente, emocionalmente e psicologicamente após a cirurgia.
Espero conseguir ajudar-te a entender isto melhor.
Não estou com isto a dizer que as histerectomias são desnecessárias, antes pelo contrário. Elas podem ser a ÚNICA opção para determinada mulher de recuperar a sua Saúde. Cada caso é mesmo um caso e cabe a cada mulher responsabilizar-se pela sua saúde.
O útero é muito mais que um órgão sexual feminino, é o segundo coração de uma mulher.
Ele habita na região pélvica da mulher, localizado no segundo chakra, o chakra sexual e é um dos três principais centros energéticos da mulher.
Tu que és mulher, quero mesmo que saibas o quão divino é este órgão em ti, pois aqui residem todas as memórias ancestrais das mulheres da tua família, a tua força vital, o teu poder de criação e fonte de prazer.
É ele que te conecta à Mãe Terra, ao prazer da vida , ao modo como nutres a tua vida e tudo aquilo que crias, quer seja uma vida humana, um relacionamento, um projeto, ...
E com isto podes agora entender que muitas vezes o aparecimento de problemas no útero, podem ser manifestados por uma mulher que não se sente bem consigo mesma, sente-se limitada em alguma área da sua vida ou até mesmo nem sente qualquer prazer de Viver.
Uma mulher que tem uma relação não saudável e que não consegue sair dela porque esta lhe dá estabilidade emocional e financeira pode inevitavelmente manifestar algum desequilíbrio nos seus órgão pélvicos internos, nomeadamente o útero.
Viver na sabedoria de Ser Mulher é viver a nossa independência e em conexão com o nosso mundo interno e o útero simboliza mesmo isso.
Honra esse teu lugar sagrado que habita dentro de ti, sente-o e ama-o.
Quanto mais equilibrada emocionalmente te sentes, quanto mais te amas pelo que és e acreditas no teu poder, colocando de parte a autocrítica, mais saúde estarás a criar no teu útero.
Daí que sempre te digo, reencontra-te contigo mesma, resgata a tua energia feminina, o sagrado feminino em ti e para isso podes frequentar círculos de mulheres que te podem ajudar muito nessa jornada.
E lembra-te sempre, a tua Vida és tu quem comanda e qualquer que seja o problema de saúde que tenhas e a decisão que precisas de tomar para ter mais qualidade de vida, o mais importante é que reúnas toda a informação que consigas e ponderes todas opções possíveis para que desse modo te sintas empoderada para tomar decisões em consciência que reflitam aquilo que faz mais sentido para ti no momento.
Já tinhas esta noção de que o teu útero é muito mais que um órgão sexual?
Partilha comigo nos comentários.
Permite-te Ser!
📸@bimberkeck_
Comentários