top of page

“Eu sinto que tenho bloqueios, não sei gerir os problemas e não tomo decisões . Preciso de ajuda!”

Atualizado: 24 de jan. de 2020


Esta e tantas outras afirmações similares surgem em modo de desabafo entre todas nós, mulheres. Parece que nada flui, a monotonia sente-se nas nossas vidas e já não sabemos mais o que fazer para acabar com esta frustração. Quem nunca passou por isto? Sinto que todas nós nos identificamos com isto e nos revemos neste cenário.


As emoções são parte integrante do nosso Ser e devem ser aceites em amor e respeito de um modo natural. Enquanto seres humanos, do mesmo modo que temos um corpo físico também temos um corpo energético, um corpo emocional e um corpo mental através do qual estes comunicam em perfeita simbiose. O nosso corpo mental, o pensamento, é o responsável por gerar a emoção. Essa emoção irá consequentemente comunicar com o nosso corpo físico, manifestando-se através de sinais e sintomas, o que pode até levar ao aparecimento de determinada doença. A doença é, então, o resultado de um desequilíbrio simultâneo no corpo energético, mental, emocional e físico.


A forma como pensámos e o modo como reprimimos as nossas emoções, se repetidos durante determinado tempo, irão gerar certos padrões ou crenças que ficam ancorados no nosso sistema energético e ganham força manifestando-se nas diversas áreas da nossa vida. Quando nos sentimos bloqueadas o nosso corpo está a comunicar connosco dizendo que existe energia armazenada nos centros energéticos – os Chakras -, impedindo assim a circulação natural e fluída de energia vital – a energia Chi. Doenças autoimunes, depressões, ansiedade, sentimento de culpa, a insatisfação, baixa autoestima entre outros são resultante dessas crenças limitadoras ou pensamentos.


As crenças limitadoras podem muitas vezes ser inconscientes e só através de um processo contínuo de autoconhecimento são possíveis de identificar. É importante viver mais presente e observar:


- “Quais os pensamentos que surgem durante o nosso dia ? “

- “Como tenho alimentado esses pensamentos ?”

- “Esses pensamentos deixam-me feliz ou entristecem-me?”


DICA : Fica mais presente no teu dia e se necessário vai anotando os teus pensamentos ou o modo como te sentes. Podes fazê-lo nas notas do telemóvel ou num caderno que te acompanhe sempre, assim estarás mais consciente dos teus pensamentos e emoções e de que modo eles comunicam contigo através do teu corpo.



Como te podes sentir melhor?


Aceita-te tal e qual como és. Respeita-te. Viaja profundamente dentro de ti. Observa-te. Aceita essas emoções em amor, escuta o teu corpo e sente o que ele te está a comunicar. E uma vez que tenhas consciência de tudo o que está a acontecer dentro de ti, liberta o que não te acrescenta. Chora, grita, dança, medita, pratica exercício físico, vai a uma aula de yoga, caminha descalça na natureza, enfim, o que sentires que é o mais indicado para ti nesse momento. Aceita a tua Sombra e Luz curando as feridas que carregas dentro de ti. Pede ajuda a alguém se assim o sentires, mas o mais importante é que sejas TU mesma a fazer as coisas que te elevam a alma, o corpo e espírito e que vivas por ti em plenitude e amor.


Permite-te Ser!


Comments


bottom of page