A energia e a origem da doença
- Vânia Rodrigues
- 22 de fev. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 23 de fev. de 2020

"Everything is energy and that´s all there is to it. " Albert Einstein
A energia ou energia eletromagnética é tudo o que existe, o visível e invisível, o infinito do que é o Todo. E enquanto seres humanos somos constituídos por um sistema energético que nos permite fundir com tudo aquilo que existe. O nosso sistema energético é dinâmico e está em constante mudança de modo que o potencial de cura e doença está sempre presente em nós.
A nossa energia vital, aquilo que nos move, adquire denominações diferentes de acordo com certas culturas, daí que pode ser conhecida como a energia Chi ou Qi (China) ; Ki (Japão) e Prana (Índia). O modo como essa energia flui em nós é o que determina o nosso bem-estar e saúde. O seu fluir harmonioso permite-nos viver com equilíbrio, vitalidade e harmonia. Por sua vez quando nos sentimos bloqueados, preocupados e/ou com falta de vitalidade estamos mais predispostos a gerar doença, pois a energia ao invés de fluir no nosso campo energético, encontra-se estagnada ou a fluir para o exterior do nosso corpo físico.
Para mim, a natureza do ser humano e o funcionamento do seu corpo é um mistério que vai muito além de todas as evidências científicas estudadas, pois todas as partes que nos constituem funcionam numa perfeita simbiose e tudo comunica entre si. De acordo com a Dra. Christiane Northrup no seu livro “Corpo de Mulher, Sabedoria de Mulher”, os nossos pensamentos, emoções e comportamentos são os responsáveis por comunicarem com o nosso cérebro, medula espinal, órgãos internos, corrente sanguínea, sistema imunológico e sistema energético. Sendo que existem células pré-cancerígenas regularmente em desenvolvimento no nosso corpo, elas podem desencadear a doença como o cancro perante situações de stress intenso devido ao desequilíbrio do nosso controlo interno. Ou seja, a energia mental e emocional manifesta-se no nosso corpo através de sintomas físicos.
Por experiência própria posso dizer que a ciência nem sempre tem respostas para tudo isto e que cada indivíduo deve ser visto como um todo. No meu ponto de vista, é fundamental compreender a origem da doença ao invés de tratar apenas sintomas físicos do nosso corpo. Pois, os sintomas físicos indicam-nos que algo necessita da nossa atenção para ser tratado. E caso isso não aconteça, ignorar estes sintomas irá a certa altura despoletar a doença. Escutar e compreender a linguagem dos nossos corpos é essencial, pois é uma linguagem única e que difere de pessoa para pessoa.
A doença é um alerta, uma chamada de atenção que nos obriga a parar e a olhar para nós e para o modo como andamos a viver, conduzindo assim a uma tomada de consciência caso optemos por compreender a sua origem. Esta pode surgir devido a um conflito emocional, desnutrição dos nossos corpos e toxicidade por tudo aquilo que ingerimos e absorvemos do meio que nos rodeia.
Sabias que doenças auto-imunes como a artrite reumatóide e patologias do cólon são exemplos que se manifestam inicialmente ao nível do intestino por desequilíbrio do nosso controlo interno? Incrível, não é?! Os nossos corpos mental, emocional, físico e energético interagem entre si, sendo que o nosso estado mental e emocional influenciam os nossos centros energéticos (chakras). Temos 7 chakras que se interligam entre si e uma vez localizados em determinadas áreas do nosso corpo, o funcionamento dos órgãos dessa região são influenciados pelo seu fluxo energético. Neste caso específico, estas doenças surgem desde o chakra da raiz (1ºchakra) até ao chakra do plexo solar (3ºchakra) devido ao défice de fluxo energético desde a zona das ancas até à zona abdominal, nomeadamente o intestino. Pensamentos e emoções baseados no medo e insegurança interferem no fluxo energético do chakra da raiz e a falta de auto-estima e auto-confiança interferem no chakra do plexo solar, comprometendo assim o sistema imunológico e o normal funcionamento dos órgãos, gerando a doença.
E tu, tens-te permitido a escutar o teu corpo? Como ele tem comunicado contigo? O que precisa de atenção na tua vida neste momento? O que podes fazer já hoje para cuidar de ti?
Permite-te Ser!
#asementedoser #permiteteser #dontworrybehappy #doença #saúdeholística #bemestar #mentecorpoespirito #livehealthly #consciouslife #livethelifeyoubelieve #beyourself #thepowerwithinyou
Imagem (foto de fundo) - Fonte: Aurélien Pumayana Floret -https://www.luminaya.com/
Comments