top of page

Como a pandemia afetou o sistema de saúde?

Atualizado: 17 de abr. de 2021


Enquanto lia um artigo do Príncipe de Gales (HRH The Prince of Wales), sobre o impacto da COVID-19 nos sistemas de saúde, tomei ainda mais consciência do quão gigante está a ser esta transformação na saúde.


A pandemia mundial que vivemos, está a levar-nos o focar cada vez mais na saúde.


Se até agora o sistema de saúde já era limitado a responder a tudo o que eram situações agudas e doença crónica.

Agora, o foco direcionou-se especialmente para a COVID-19.

E claro está, tudo parou !!!


Sendo enfermeira do bloco operatório assisto a estas repercussões na vida dos nossos doentes : as cirurgias, tratamentos e consultas adiadas e ainda, diagnósticos precoces que não estão a ser feitos.


As pessoas deixaram de ter o suporte necessário que até agora tinham.


Acredito que já houve uma grande tomada de consciência a escala mundial de como temos de ser responsáveis pela nossa saúde.


Já não é mais sobre apenas tratar a doença mas sim, adotar estilos de vida saudáveis e promover a saúde.

Já não basta apenas remediar a doença como temos feito até aqui.


E para além de apenas melhorar a saúde de um indivíduo devemos ir mais longe e melhorar a saúde de comunidades inteiras para um maior equilíbrio económico e saúde planetária num futuro.


Sinto que este é um início de uma grande transformação nos sistemas de saúde que engloba não só alterações de mentalidades e o modo de trabalhar dos profissionais de saúde como também autoridades políticas, cientistas e o comportamento individual de cada um de nós.


O futuro da medicina irá muito além daquilo que assistimos hoje no sistema convencional. 🧐


É necessário uma medicina integrada e inclusiva que tem em conta todas as áreas da saúde tal como as desigualdades sociais, comunidades locais, mudanças climáticas e o ambiente em que vivemos.


Príncipe de Gales, refere-se a importância de uma medicina integrativa, “que possibilita comunidades mais saudáveis e felizes em um mundo mais unido em que todos nós somos individual e colectivamente capacitados para viver vidas mais saudáveis.


Concordas com isto ? ⬇️⬇️⬇️


Com amor,

Vânia

Comments


bottom of page